A academia pode ser um parque de diversões para muitas pessoas. Você costuma malhar pesado mais de 2 horas por dia?
Ou acha que musculação não emagrece? Conheça atitudes e afirmações que podem comprometer o resultado dos exercícios - e até a sua saúde.
1-Malhar de manhã, sem comer nada, queima mais calorias
Segundo o professor de educação física Ricardo Wesley, treinar de estômago vazio não é bom, já que o organismo utilizará a massa muscular como fonte de energia, ao invés de queimar gordura. “A médio e longo prazo, esse processo vai queimar cada vez menos calorias, e a pessoa passará a não emagrecer. O ideal é acordar um pouco mais cedo e tomar um café da manhã leve, cerca de uma hora e meia antes de ir para a academia. Pão integral, queijo branco, blanquet de peru e suco de frutas formam uma refeição completa, mas recomendo consultar um nutricionista, já que os objetivos e necessidades são individuais”, explica Ricardo.
2-Não pratica musculação porque o treino queima poucas calorias
De acordo com o personal trainer Ricardo Wesley, enquanto é praticada, a musculação queima menos calorias do que os exercícios aeróbios. “A vantagem da musculação é proporcionar gasto calórico considerável quando a pessoa está em repouso. O treino mais recomendado deve incluir exercícios aeróbios, como caminhada, corrida e spinning, além da musculação”, explica o professor.
3-Para emagrecer é preciso ficar, pelo menos, duas horas por dia na academia
Segundo o professor da Cia Athletica Ricardo Wesley, a longo prazo, praticar atividades intensas (por exemplo, spinning ou corrida) por mais de 50 minutos seguidos pode até engordar. “Até completar os 50 minutos de exercícios intensos, o nível de testosterona se mantém elevado, enquanto o hormônio cortisol, responsável pelo estresse, decai. A partir de 50 minutos, a taxa de cortisol aumenta muito. Vale lembrar que pesquisas recentes indicam que níveis elevados de cortisol estimulam o acúmulo de gordura, principalmente na barriga, e a perda de massa muscular”, orienta o professor Ricardo.
Fonte:gnt